|
Título: A CLASSE OPERÁRIA VAI TER DE NOVO O SEU PARTIDO!/ CMLP/ OCMLP/ ORPCML
Nº 88
Anunciante: CMLP - Comité Marxista Leninista Português
OCMLP - Organização Comunista Marxista Leninista Portuguesa
ORPCML - Organização Revolucionária Portuguesa Comunista (Marxista Leninista)
Tipografia: Desconhecida
Local de Impressão: Desconhecido
Data de Impressão: 1975
Dimensões (cm): Desconhecidas
Tiragem: Desconhecida
Cor: Cor
Assunto: CMLP - Comité Marxista Leninista Português
OCMLP - Organização Comunista Marxista Leninista Portuguesa
ORPCML - Organização Revolucionária Portuguesa Comunista (Marxista Leninista)
PCP(r) - Partido Comunista Português (Reconstruído)
PCP - Partido Comunista Português
MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado
José Gregório
Militão Ribeiro, Álvaro Cunhal
Vilar
Género: Esclarecimento
Tipo de Cartaz : Jornal de parede
Impressão: Offset
Artista: Incógnito
Autor do Texto: Incógnito
Arquivo: Centro de Documentação 25 de Abril
Transcrição do texto:
A CLASSE OPERÁRIA VAI TER DE NOVO O SEU PARTIDO!
CMLP OCMLP ORPCML
A todos os comunistas!
À classe operária!
Ao povo trabalhador de Portugal!
Realizou-se nos dias 10, 11 e 12 de Agosto uma reunião dos comités Centrais do CMLP, OCMLP e ORPC(ml) para estudar as propostas de constituição de uma COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA apresentada pelo Comité Central do ORPC(ml).
Depois de amplamente debatida a situação no movimento marxista-leninista português, a situação política e as tarefas urgentes que se colocam à classe operária e ao povo, os três comités centrais decidiram constituir a COMISSÃO ORGANIZADORA, que iniciará imediatamente os seus trabalhos, a fim de preparar a realização no prazo de semanas, de um Congresso reunindo os marxistas-leninistas de Portugal. Esse Congresso porá fim aos grupos marxista-leninistas e proclamará o ressurgimento em Portugal do verdadeiro PARTIDO COMUNISTA, do partido da classe operária que virá a tomar o lugar do antigo PCP de José Gregório e Militão Ribeiro, transformado pela camarilha revisionista que o tomou por dentro num partido traidor à classe e à revolução e numa agência de interesses sociais imperialistas do nosso país.
As conclusões desta reunião constituem um acontecimento histórico, que deve encher de alegria o coração de todos os comunistas, de todos os operários, de todos explorados do nosso país. Os três Comités centrais puseram para a frente os interesses superiores do proletariado e da revolução e decidiram que a classe operária precisa acima de tudo do seu Partido. O Partido da classe operária é a única força capaz de agrupar as massas populares e levar a revolução para diante, levantando um movimento capaz de enfrentar com êxito as iniciativas de golpes fascistas e as ameaças constantes que as duas superpotências imperialistas façam pairar sobre a nossa independência nacional. Perante isto, o que nos possa dividir é secundário, pode e dever ser vencido.
Os três Comités Centrais são unânimes em considerar que a decisão de avançar para o Congresso constituirá uma grande vitória sobre o espírito de grupo, que tem vindo a resistir à constituição do Partido e que se manifestou mesmo durante a reunião, até acabar por ser vencido pelo espírito do partido. O espírito que presidiu à nossa decisão deve ser tomado como exemplo por todos os grupos que ainda hoje invocam mil falsas razões para fugirem à sua dissolução no Partido.
As conclusões da reunião puseram fim a um período difícil que começou há onze anos quando os primeiros marxistas-leninistas decidiram abandonar o P«C»P, depois dele ter sido tomado pelo bando renegado de Cunhal que passou a atacar as verdadeiras forças revolucionárias em Portugal e no mundo, a lutar pela cisão no movimento comunista internacional, e a utilizar todos os meios para entregar o movimento operário à mercê da burguesia e sabotar a revolução. Desde aí, os marxistas-leninistas vêm lutando pela reconstrução do Partido Comunista destruído. A constituição da COMISSÃO ORGANIZATIVA DO CONGRESSO é o acontecimento decisivo nesta luta de onze anos. Finalmente, isto tornou-se uma certeza, o Partido Comunista vai reaparecer dentro de semanas, e nenhuma força será capaz de o impedir.
A preparação do Congresso deverá afirmar-se como uma corrente irresistível de unificação, que traga ao Partido Comunista reconstruído os comunistas verdadeiros actualmente dispersos em várias organizações e grupos, mesmo os que ainda se encontram iludidos pelas camarilhas de Cunhal, do MRPP e do Vílar. Ao mesmo tempo permitirá dotar o Partido do seu alicerce, da linha política que lhe permitirá unir em torno de si a classe operária e conduzi-la à Revolução.
Apelamos a todos os manifestantes das nossas organizações para se lançarem com entusiasmo e alegria desde já na tarefa de conquistar o apoio das massas operárias para a realização do Congresso para começarem desde já a pôr em toda a sua actividade revolucionária o espírito do nosso Partido Comunista.
Apelamos a todos os grupos e núcleos dispersos de marxistas-leninistas: ousem combater dentro de vós o terror do Partido; entrem em contacto com a COMISSÃO ORGANIZADORA, integrem o Partido que vai surgir!
Apelamos à classe operária, à gloriosa classe operária de Portugal: apoiem com todo o vosso esforço o Congresso de reconstrução do Partido Comunista! Cerrem fileiras em torno do vosso Partido Reconstruído!
AVANTE PELO CONGRESSO!
VIVA A UNIDADE DE AÇO DOS COMUNISTAS!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA RECONSTRUÍDO!
12 de Agosto de 1975
O Comité Central do CMLP
O Comité Central do OCMLP
O Comité Central da ORPC(ML) |